3. histórias com História.

Sou uma apaixonada por História. Sinto-me uma princesa quando visito castelos, palácios, museus. Sinto que viajo no tempo quando leio acerca da vida quotidiana na Idade Média. Sinto a grandiosidade da vida quando observo pegadas de dinossauros. E tudo isto que sinto, devo-o em grande parte à minha professora primária, a D. Júlia. A D. Júlia era uma professora exigente, mas dócil; severa, mas cativante. O que melhor recordo das suas aulas era 'A Hora da História...' Nessa hora, a professora contava aos seus alunos (eu, felizmente, incluída!) a História de Portugal. Contudo, contava-nos a História como se de uma história se tratasse. As crianças sossegavam, ajeitavam-se nas secretárias e, de olhitos bem abertos, absorviam cada palavra, sentiam cada revolução, deliravam com cada conquista.

Esta forma de transmitir conhecimentos é, na minha opinião, um forte impulsionador para despertar a curiosidade natural nas crianças para assuntos que, se veiculados de outra forma, podem tornar-se aborrecidos para cabecitas tão imaginativas, criativas e especiais.

Assim, ao efectuar uma visita com a minha filhota de 4 anos a um 'palácio de verdade, onde viveram príncipes e princesas, reis e rainhas' (o Palácio da Pena, Sintra), descrevi-lhe os diversos espaços e objectos ali presentes, usando palavras que não fossem para ela de difícil compreensão e que lhe permitissem imaginar a vida naquele espaço de singular beleza. Contudo, na viagem de regresso, recebi o seguinte pedido: 'Mamã, contas-me a história do Palácio?' Respondi-lhe que iria procurá-la e que depois lha contaria. Efectuei alguma pesquisa e constatei que a história do Palácio da Pena só existe disponível para ser lida e/ou contada a adultos, pois acumula datas, nomes, factos históricos, descrições... e nada disto apela à atenção ou compreensão de uma criança de 4 anos.

Decidi então eu mesma escrever a história do Palácio da Pena para lhe contar. Daí nasceu a ideia de incluir também esta categoria de histórias no projecto 'Era uma vez... a história que sonhou.' As 'histórias com História' pretendem divulgar conhecimento histórico às crianças, desde cedo aguçando-lhes o gosto pela História de Portugal e do Mundo.

Peça-me a história que gostaria de contar ao seu filho. Irei escrevê-la com muita dedicação.