quarta-feira, 7 de março de 2012

Ensinar nas escolas usando livros personalizados

O projecto «Era uma vez...» parece ter vida para além daquela que eu mesma lhe dou. Tudo tem evoluído de forma natural e, felizmente, sempre positiva. Recentemente fui contactada para escrever uma história para uma sala de Jardim-de-Infância (para meninos entre os 4 e 5 anos, portanto). A ideia era introduzir o tema da Europa e da União Europeia através de um livro no qual aquelas 25 crianças (sim, 25!) fossem as personagens.

Eis um excerto:

«Era uma vez... o Globo Falante»

Naquela manhã, ao chegarem à sala, as crianças exclamavam «Ah!», «Oh!» ou então ficavam apenas boquiabertas, mudas de espanto. A educadora Mafalda estava igualmente perplexa com aquele objecto que aparecera ali. Ninguém sabia de onde tinha vindo nem que mensagem trazia. Cheio de cores e nomes, assemelhava-se a um globo terrestre, mas era um globo diferente. Para além de ser muito grande, estava cheio de janelas para abrir. E aquele globo continha apenas um continente, o continente europeu.
A história já foi lida e as reacções dos meninos foram muito boas, sobretudo sempre que ouviam o seu nome no livrinho. O entusiasmo à volta do tema foi grande e a emoção de eles mesmos depois fazerem as ilustrações conferiu-lhes maior vontade de aprender... brincando, ilustrando e ouvindo uma história.

Sem comentários:

Enviar um comentário