terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nova 'História que Ajuda' na Pais & Filhos de Setembro - «Vou ter que explicar à Clara!»

O que responder quando eles perguntam 'Oh mãe, de onde vêm os bebés?'. Que aspectos abordar, até onde dar informações? Leia a história que foca esta temática na Pais & Filhos de Setembro (da autoria de Eunice Guerreiro), já nas bancas.

Um excerto:
«- Ah!... A cegonha pequenina também nasceu da barriga da cegonha grande?
- Não. As cegonhas mamãs põem ovos e depois aquecem-nos no ninho até as cegonhas bebés esta...

rem prontas para nascerem. Já as crianças crescem dentro das barrigas das mamãs e não dentro de ovos – continuou a mãe a explicar, pacientemente.
- Até é mais fácil assim, não é mamã? Se tivesses estado em cima de um ovo até eu nascer, se calhar era aborrecido! – disse o Gonçalo, causando duas sonoras gargalhadas, da mãe e do avô.»
 
 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

«MADALENA E A BONECA DE PAPEL» - um excerto

Excerto da história 'MADALENA E A BONECA DE PAPEL'

«(...) Sentia que deixaria o sonho de ter estado num sítio assim tão lindo para entrar num local desconhecido. Uma nova escola. Duas lágrimas redondas semelhantes a flocos de neve rolaram
pelas suas bochechas e descansaram sobre os seus lábios vermelhos. Sentiu uma brisa soprar e reparou que algo esvoaçava, balouçando, até à varanda do chalé. Colocou as suas mãos em concha e acolheu uma boneca de papel, leve e fina, que, sorridente, trazia às costas uma pequena mochila prateada.
Madalena, estupefacta, olhou em redor em busca de quem poderia ter-lhe atirado aquela bonequinha. Porém, nada viu. Mas sentiu um olhar distante que a observava e ouviu o pio de um pássaro que, escondido entre as folhas de uma frondosa árvore, ali se deixou estar. Não se mostrando, mas fazendo sentir a sua presença.
Madalena secou as lágrimas do rosto e, curiosa, abriu a pequena mochila da boneca de olhos azuis, lábios cor-de-rosa e cabelos longos e castanhos. Dentro da mochila estava um minúsculo caderno com uma frase escrita (...)»


«MADALENA E A BONECA DE PAPEL» - reduzir a ansiedade de entrar numa nova escola

Uma amiga que encomenda uma história para oferecer à prima de 5 anos que revela ansiedade por enfrentar uma nova escola
+
Essa amiga faz lindos trabalhos de scrapbooking
=
História 'Madalena e a Boneca de Papel' em album com técnica de scrapbooking (parceria 'Era uma vez... a história que sonhou' e 'Nicoleta Caracoleta')

https://www.facebook.com/pages/Nicoleta-Caracoleta/260121344105626



E assim aprendem...

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

'És a minha concha' - a história de amor da Patrícia e do Rui

Uma história para celebração de um relacionamento que, como as ondas do mar, avançou e recuou. Para agora permanecer, sereno, na vida de ambos os protagonistas. 

«O sol incidia no areal ainda frio, saído da madrugada. Como um espelho, o mar reflectia os raios de luz e parecia reflectir também os pensamentos de ambos. De mãos dadas, sentados olhando o horizonte que àquela hora acordava, nada diziam; era um silêncio confortável, um momento sem palavras. Apenas sons invadiam as frases pensadas, banhando-as, refrescando-as, acordando-as. Os gritos das gaivotas que esvoaçavam em busca do peixe da manhã, o ir e vir das ondas, os murmúrios do mar.
(...)
Agora, ali sentados, assistindo ao recomeço da vida, ao sol que, mais uma vez, sem hesitar, aparece lá ao fundo e aos surfistas que, sequiosos de natureza, nela mergulham. Agora, ali sentados, com pensamentos lentos e monótonos como as ondas que vão e vêm, nada parecia acontecer. Estar apenas. Nada esperar. Somente sentir a brisa, o calor do corpo do outro, observar mais um dia. Que, afinal, se revelaria um dia inesquecível.
(...)»







quarta-feira, 1 de agosto de 2012