sexta-feira, 25 de maio de 2012

'Histórias que Ajudam' na «Pais e Filhos»

Já está nas bancas a Pais & Filhos de Junho, onde podem ler o conto «As cores dos amores». Nesta nova rúbrica da revista - 'Histórias que Ajudam' - abordarei temas sensíveis ou complexos. As histórias, escritas para serem lidas às crianças, facilitarão o diálogo entre gerações e a abordagem desses mesmos temas pelos pais.
«As cores dos amores» é um conto que explica as diferenças entre os vários tipos de amor.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

«UMA ESTRELA QUE SE ACENDE»

Um livro que prepara a irmã mais velha para as mudanças que ocorrerão quando nascer o mano. Não esquecendo as mudanças boas, claro!

«Naquele dia, o sol brilhava intensamente. Emanava uma luz maior do que em qual
quer outro dia. Apesar de ser ainda Primavera, o seu brilho assemelhava-se ao brilho do sol num dia de Verão passado na praia. E as árvores estavam cobertas de flores de mil cores que exalavam um doce cheiro a Natureza. Os passarinhos, esses, cantavam naquele dia mais afinados, como se tivessem estado a ensaiar para um espectáculo e por isso tivessem que ter os seus pios no tom perfeito.
Leonor seguia de mão dada com o papá a caminho da porta do hospital Amadora-Sintra. Tal como a natureza se aperaltara para acolher aquele dia, também a menina vestira o seu mais belo vestido e colocara um lindo gancho cor-de-rosa nos caracóis castanhos. Queria que o seu mano Tiago a achasse muito bonita quando a visse pela primeira vez. E esse dia finalmente chegara, após uma longa espera de nove meses.
Sentindo o seu coração bater acelerado, Leonor entrou no quarto branco do hospital branco de paredes brancas… e viu um lindo bebé rechonchudo de bochechas cor-de-rosa e de cabelo castanho, como o seu.»

domingo, 20 de maio de 2012

Os livros e as crianças pequenas

Neste vídeo, a equipa de uma creche brasileira explica todo o processo da leitura com bebés, desde a relevância da presença dos livros na sala aos diversos comportamentos das crianças e das mediadoras: como ler, quando ler, como escolher.Vamos partilhar e incentivar outros educadores (pais, avós, professores) a seguirem este exemplo.





segunda-feira, 7 de maio de 2012

'PALAVRAS PARA TI'

A celebração de uma relação de 20 anos que permanece viva apesar da enorme distância entre Portugal e Angola. Pois a distância entre os dois corações é nula.
«Já no carro, a cada metro percorrido, o seu coração batia mais
depressa. Deixou-se levar até ao dia que originara este. Lembrou-se que, havia 20 anos, o coração batera da mesma forma. As mãos, transpiradas e nervosas, sentiram o toque das mãos que a conduziam sempre que ela precisava de um rumo. Mãos que sempre a acarinharam, sempre a seduziram e sempre limparam as suas lágrimas. Mãos agora distantes. Mas que, naquele dia, voltariam para segurar nas suas. Ainda que por alguns dias, apenas.
A espera no aeroporto foi longa. Não só Ana chegara com muito antecedência como, afinal, o voo se atrasara. Porém, o tão desejado momento chegou. Ali, à sua frente, aparecia Luís. Ao ver Ana e o filho, abraçou-os sem palavras. Abraçou-os demoradamente e deixou que a saudade partisse pelas lágrimas que corriam no seu rosto. A saudade foi-se embora e, a substituí-la, uma alegria branca e uma enorme vontade de estar perto, de não mais regressar a Angola.»