terça-feira, 24 de abril de 2012

A Ariel ajuda uma irmã mais velha - «A NOVA AMIGA DA VIOLETA»

Uma menina de nome Violeta em breve tornar-se-á a irmã mais velha, um estatuto importante e que acarreta mudanças na vida. Para a preparar para essas mudanças, surge um livro com a sua heroína, a Ariel. Eis um excerto:
«- Sei, pois. Mas não foi só por isso que vim. Vou contar-te um segredo: o meu pai, o rei Tritão, casou outra vez. Gosto muito da minha madrasta e todas as minhas irmãs também. Ela é muito meiga e também brinca muito connosco.
- Que giro! Comigo aconteceu uma coisa parecida. A minha mãe voltou a casar e eu gosto muito do Tiago. Ele também brinca muito comigo. Gostamos de fazer construções de Legos! – exclamou Violeta, identificando-se com o que a sua nova amiga acabara de contar.
- Nós fazemos concursos de bolhas de ar, desfiles de moda com algas coloridas e também espectáculos de dança, nos quais as estrelas-do-mar quase sempre ganham… São muito graciosas! – contou Ariel, lembrando as brincadeiras que partilhava com a madrasta e com as irmãs – Mas o que eu te queria dizer era que agora eu já não vou ser a irmã mais nova… a minha madrasta vai ter um bebé. E é menina, como eu!
Nesse momento, os olhitos de Violeta iluminaram-se. Também ela em breve teria uma mana e estava radiante por isso.
(...)
- Os pais vão andar ocupados, sim… - respondeu Ariel, percebendo a mudança no rosto de Violeta – Mas tenho a certeza que vão sempre ter tempo para brincar contigo, para te levarem a passear, para te ouvirem. A minha irmã Aquata contou-me que, quando eu nasci, o meu pai e a minha mãe continuaram a ler-lhe histórias, a nadar com ela e até a brincar às cabeleireiras. Mas às vezes ela tinha que esperar que eu adormecesse ou que eu acabasse de mamar. A principal mudança é que as manas mais velhas têm que aprender a esperar um bocadinho… Eu também vou ter que aprender a esperar e a partilhar as atenções quando a minha maninha nascer…»


Sem comentários:

Enviar um comentário